domingo, 10 de novembro de 2013

Usado em conflito na Síria, gás sarin pode levar à morte


Especialistas confirmaram o uso de gás sarin no ataque de 21 de agosto na Síria, como já suspeitavam o Reino Unido e os Estados Unidos.

O gás sarin ou simplesmente "GB", é um químico artificial mortal criado ainda na Alemanha nazista de 1930, porém não foi usado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele ataca o sistema nervoso central e é 20 vezes mais nocivo que o cianureto potásico (Composto altamente tóxico, quando em contato com qualquer ácido, se converte em gás cianídrico (HCN), e se inalado pode causar a morte. O íon cianeto impede o transporte de oxigênio no sangue.).Também pode levar a morte por bloqueio da musculatura.

É um gás inodor, incolor e insípido cujos sintomas imediatos são: irritação nos olhos, visão confusa, respiração rápida, diarreia e vômitos, além de modificação do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea.

Em altas doses, gera convulsões, paralisia e insuficiência respiratória que podem ser letais. Há antídotos para exposições eventuais ao gás.

O uso do gás ganhou destaque em um atentado no metrô de Tóquio em 1995, no qual 13 foram mortos e 6000 intoxicados, considerado um dos maiores crimes do país.

Depois dos atentados de 11 de setembro, a organização Al Qaeda ameaçou o uso de químicos letais como o gás sarin contra alvos ocidentais.

Desde 29 de abril de 1997 foi criada a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Uso de Armas Químicas e sobre sua destruição, no entanto, a Síria nunca a assinou.

Comentário/conclusão:

A utilização de armamento químico, conhecido como gás sarin ou GB, pelas tropas sírias, a fim de provocar um ataque na Síria, foi uma forma dos militares se rebelarem contra os civis para demonstrar sua força frente aos protestos contrários ao governo pelos cidadãos.
Esse atentado químico ocorrido, acarretou em inúmeras mortes, e intoxicação de muitos indivíduos, pois, o gás sarin pode causar mal-estar, quando leve ou moderado, e a morte, em dose elevada.


Reportagem de 16 de Setembro de 2013 publicada às 17h22..

ANEXO: Infográfico dos efeitos do gás sarin

 
Integrantes do grupo - 3ª série - Ensino Médio
Bruna de Cássia
Fernanda Grilletti
Gabriela Carvalho
Paula Oliveira
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário