domingo, 17 de novembro de 2013

Cientistas captam imagem de dois átomos vibrando dentro de molécula

Pela primeira vez na história, cientista conseguiram capturar a foto de dois átomos vibrando em uma molécula, representando um enorme passo para estudar melhor as reações químicas e também para controlá-las em escala atômica.
Para obter a imagem, pesquisadores da Universidade de Ohio usaram uma tecnologia inovadora em que elétrons são utilizados como se fossem ''lâmpadas de flash''. Pulsos extremamente rápidos de laser foram lançados sobre os elétrons dentro das moléculas. Ao serem atingidos, liberam a partícula fóton, que, por ser sensível a luz, permite registrar a movimentação dos átomos.

Por muito tempo os átomos foram apenas conhecidos por modelos teóricos de alguns especialistas. Essa é a primeira vez em que dois átomos puderam ser fotografados juntos.

Átomos vibram dentro de uma molécula

Modelos atômicos
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
O estudo do átomo teve seu início na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito - para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente, sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores. Porém, com o passar do tempo, novas pesquisas revelaram que o átomo não era indivisível. Foi então que, a partir de novas experiências, surgiram novos modelos atômicos.
Na busca por um modelo plausível, ou seja, um modelo que melhor explicasse os fenômenos observados na natureza, como a existência de partículas carregadas eletricamente ou a radioatividade, vários modelos foram elaborados, sendo que somente três deles ganharam destaque. São os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr.
Evolução dos modelos atômicos


Para John Dalton, a teoria de Leucipo e Demócrito era bastante coerente. Segundo este modelo, os átomos eram as menores partículas possíveis, assumiam formas esféricas e possuíam massa semelhante caso fossem correspondentes ao mesmo elemento químico.

Modelo de Dalton (bola de bilhar) – 1803

Através da descoberta do elétron (partícula constituinte do átomo com carga elétrica negativa), o modelo de Dalton ficou defasado. Assim, através dos estudos de Thomson, um novo modelo foi criado e idealizado.
De acordo com este novo modelo, o átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva incrustada com elétrons. Tornando-se assim eletricamente neutro.

Modelo de Thomson (pudim de passas) – 1897

Através de experimentos, Rutherford concluiu que o átomo possuía um pequeno núcleo e uma grande região vazia. Em seu experimento ele enunciou que os elétrons eram dotados de cargas negativas enquanto que no núcleo se encontravam as cargas positivas. Dessa forma, baseando-se no sistema planetário, Rutherford propôs para o átomo de hidrogênio um modelo semelhante. Aprofundando-se no modelo proposto por Rutherford, Niels Bohr, conseguiu completá-lo introduzindo a ideia de que os elétrons só se movem ao redor do núcleo quando estão alocados em certos níveis de energia. Dessa forma, um elétron só poderia mudar de nível de energia se ganhasse ou perdesse energia.

Modelo de Rutherford-Bohr (sistema planetário) - 1911

Fonte:

Resumo realizado pelo aluno: Marcos Godoy – 2ª série – Ensino Médio


Nenhum comentário:

Postar um comentário