domingo, 10 de novembro de 2013

Existe líquido que não molha?



Existe, sim, um líquido que não molha, porém tudo depende de sua composição química e da superfície onde esse se encontra. O que irá determinar se um líquido molha ou não será a disputa entre as forças de coesão (mantêm molécula e átomos de um mesmo material unidos) e as forças de adesão (são determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros).

Em termos gerais, podemos dizer que um líquido molha quando as partículas da superfície apresentada geram uma atração maior do que a atração das partículas em si. Além disso, se a superfície tiver poros o líquido parecerá molhar mais porque as suas partículas irão se depositar nestes orifícios.

Considera-se que esse líquido é o mercúrio. Quando os átomos de mercúrio entram em contato com a superfície de vidro, estes não são atraídos pelo hidróxido de silício presente no vidro; isso porque preferem fazer ligações entre si onde a força de coesão é maior do que a atração. 
Vale a pena saber: a ligação entre os átomos de mercúrio é seis vezes mais forte do que a das moléculas da água e, ainda, o mercúrio é formado por átomos com oitenta elétrons e se apresenta na forma líquida - uma exceção entre os metais - porque os elétrons das camadas mais distantes do núcleo não estabelecem uma interação forte o suficiente com os vizinhos para torná-lo sólido.

Fonte:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/existe-liquido-que-nao-molha
 
Matéria escrita por Tiago Jokura; sob consultoria de Peter Tiedemann, Denise Petri e Fernando R Ornellas (instituto de química da USP)

Integrantes do grupo – 2ª série – Ensino Médio
Gabriel Pereira de Matos 
Luíza Vaz de Oliveira Esteves 
Renata Andrade de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário