segunda-feira, 2 de maio de 2011

Química: Celular x Saúde

Celular mil e uma utilidades! Um aparelho de comunicação que transmite sons através de ondas eletromagnéticas. Seu uso vai desde uma simples ligação até a capacidade de tirar fotos, gravar vídeos, jogar, ativar um despertador e por ai vai. Tudo isso devido tamanha eficiência que consiste em um pequeno aparelho portátil. Mas será que o uso freqüente desse meio de comunicação pode prejudicar a saúde dos seres humanos? Segundo pesquisas, não há evidências que provem cientificamente que o celular causa doenças prejudiciais à saúde, porém verifica-se que somente acaba por afetar o funcionamento do cérebro. Leia as reportagens abaixo.

Reportagem 1: Aparelho celular é só uma das fontes de ondas nocivas, lembra médico 07/11/2010 DÉBORA MISMETTI
DA EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

O celular não deve ser isolado como causa de problemas, lembra Edson Amaro Jr., professor de radiologia da Faculdade de Medicina da USP. "O homem polui o ambiente com todas as formas de ondas eletromagnéticas."
Já é sabido há anos que o sol é causa de câncer de pele. "Você se expor ao sol em situações extremas equivale a fazer exames de raio-X."
O que diferencia os tipos de radiação é a frequência. Quanto maior a frequência, maior a energia, e maiores os riscos de efeitos nocivos.
Conclusão: "Se você não precisa, não use celular, e se você não precisa, não se exponha ao sol", diz Amaro.


Ana Paula Lopes Peraro
Luiza Boni dos Santos – alunas do 3º Ensino Médio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário