sexta-feira, 15 de abril de 2011

Metais em risco de extinção

O texto do site "Inovação Tecnológica" trata sobre o risco de exaustão dos metais devido ao seu uso excessivo. Ele trabalha com um relatório da ONU sobre oferta mundial dos metais, de Thomas Gradael.
"Os cientistas devem antever a possibilidade de que eles poderão não dispor de toda a Tabela Periódica para trabalhar no futuro," afirmou Thomas Graedel.
Na lista dos "metais ameaçados de extinção" estão lítio, neodímio e índio, todos elementos essenciais para a indústria eletrônica. Principalmente o lítio, que é a base de todas as baterias dos equipamentos portáteis atuais.
Eles estão em um risco de exaustão, ao fim das reservas de minas conhecidas no mundo.
"Exceto para os metais básicos principais e para dois metais preciosos, as taxas de reciclagem de todos os metais da Tabela Periódica são baixos, isto significa que eles são usados uma vez e descartados, e este é um enfoque não sustentável", prossegue Graedel.
A única saída para evitar a falta desses metais, segundo o relatório, é iniciar ou aumentar a reciclagem.
Meia Tabela Periódica em cada celular
De todos os metais com que a humanidade poderá contar no futuro , apenas cinco foram quantificados de forma segura.
Os telefones celulares e os computadores podem usar até 40 elementos químicos. Por isso a afirmação que cada celular, além da mais moderna tecnologia, tem também metade da Tabela Periódica em seu interior.
"Nós usamos muito material em estruturas altamente complexas. Nós estamos tornando difícil para a reciclagem lidar com eles," diz Graedel, que recomenda o redesenho de produtos e equipamentos como uma opção imediata para lidar com o desafio. Um desafio para os cientistas e para os engenheiros de materiais, segundo ele.

Metal mais raro
O relatório identificou o índio como um exemplo onde a demanda deverá crescer fortemente, usado na fabricação de LEDs e eletrodos transparentes para as telas planas e monitores e TVs, menos de 1% do índio hoje utilizado é reciclado.

Para saber mais, acesse:

Colaboração das alunas: Cibele Freire e Rafaela Suemi, 2º ano EM, INSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário