segunda-feira, 11 de abril de 2011

Medo de radiação de Fukushima provoca fuga da capital do Japão

Nível de radioatividade não será problema em Tóquio, dizem autoridades.
Empresas, moradores e turistas estão deixando a região, a 240 km de usina.


Na terça-feira do dia 15, a cidade de Tóquio está com medo de que a radiação da usina nuclear de Fukushima chegue a capital, fazendo com que os turistas de Tóquio fugirem da cidade e mos moradores se trancarem em casa. O governo garantiu que a cidade de baixo nível de radioatividade e dizem que isto não é problema, mas turistas querem se prevenir e diz que é arriscado demais ficar na cidade.
Empresas retiram seus funcionários da cidade, visitantes saindo do local e vôos cancelados. A Administração de Aviação dos Estados Unidos estão se preparando, caso a crise nuclear se manter, vão mudar as rotas dos vôos.
Quem ficou, guardou comida e água, temendo a radiação, que assustou a cidade de 12 milhões de habitantes
No aeroporto, centenas de crianças e adultos fizeram fila para embarca para voltar para casa.
"Não estou muito preocupado com um outro terremoto. É a radiação que me assusta", disse Masashi Yoshida com sua filha de cinco anos.
Turistas, como a norte-americana Christy Niver,  não agüentava mais. Sua filha chegou a exagerar: "Estou apavorada. Estou tão apavorada que preferia estar no olho de um tornado", disse. "Quero ir embora."
Muitas lojas não tinham os alimentos básicos do Japão, como o arroz, o pão e o macarrão instantâneo.
Algumas horas depois, ocorreram novas explosões nas usinas Fukushima 1, que explodiram 4 até hoje. Agentes da ONU informaram que os ventos estão dispersando o material radioativo para oceano Pacífico, distante do Japão e de vários países da Ásia.
Cientistas pediram calma para a população. "O material radioativo vai chegar a Tóquio, mas ele é inofensivo ao corpo humano porque ele se dissipará até chegar a Tóquio", disse Koji Yamazaki, professor da escola de ciência ambiental da Universidade de Hokkaido.
"Se o vento ficar mais forte, isso significa que o material voará mais rápido, mas também que dispersará ainda mais no ar."
         Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial  em que materiais químicos que são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc.  A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer)."
15/03/2011

Colaboração:
Felipe Araújo Vieira e Leandro Bezerra da Silva, 1 Ensino Médio.

Fonte:
Reportagem é da agência de notícias internacional Reuteurs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário