quinta-feira, 2 de junho de 2011

Química do sono ensina que é bom adormecer cedo

Estudo revela a importância de dormir cedo que já vem sendo contada há anos. A necessidade disso é que a melatonina, hormônio que regula o sono, começa a ser produzida com o entardecer e atinge seu pico por volta da meia-noite. E nessa hora é preciso que a pessoa já esteja em repouso.
Especialistas afirmam que dormir tarde deve deixar de ser um hábito e deve ser evitado, as consequencias futuras podem ser difíceis de serem resolvidas se não interromper essa prática o quanto antes; antes da fase adulta pois caso a insônia comportamental  atinga esta fase da vida, a reversão só será possível com medicamentos.
Algumas pessoas trocam o dia pela noite sem qualquer repercussão. Outras passam a vida lutando contra seus hormônios. Vão dormir às 6 horas, quando o cortisol lhes diz que é hora de trabalhar, e à meia-noite estão em atividade máxima, quando a melatonina lhes diz que é hora de repousar.
Com o tempo, este estilo de vida pode gerar problemas no metabolismo dos indivíduos.
 
Dicas para a higiene do sono:
Ritual
-Procurar atividades relaxantes.
Tranquilidade
-Evitar atividades estimulantes antes de dormir.
Rotina
-Definir horários.
Gasto de energia
-Prática de exercícios físicos.

Alunas do 1º Ensino Médio:

Gabriela de Carvalho e Paula Santos de Oliveira

Um comentário:

  1. Adorei o blog :D
    Estou fazendo graduação em química ( não é exatamente o que queria, quero seguir mesmo a área da física que é a minha paixão, mas o destino me colocou na area de quimica primeiro), muito legal a relação dos nomes no canto do blog, são pessoas que merecem ser citadas sempre.
    Voltarei mais vezes.
    Sucesso!

    ResponderExcluir