segunda-feira, 21 de março de 2011

Tragédia no Japão

Ocorreu um terremoto na costa leste do Japão que causou uma mudança na rotação da Terra, o deslocamento em relação ao eixo foi de 10 cm, nesta sexta feira (11) que atingiu 8.9 na escala Richter que vai até 9, porém esse fenômeno também causou um estrago em uma usina nuclear neste sábado (12) que ocorreu na central de Fukushima ( cidade do nordeste japonês) o acidente foi classificado como uma gravidade escalar de 6 que vai até 7, anunciou a Agência de Segurança.
O reator da usina nuclear número 1 derreteu devido a explosão provocada pelo terremoto, a população esta apreensiva em relação ao desastre mas o governo japonês declara que não há necessidade de pânico ou tumulto, a área onde ocorreu a explosão foi isolada em um raio de 20 km para a segurança dos habitantes.
As explosões nas usinas e as tsunamis ocorridas são geradas devido às placas tectônicas: continental Eurasiática, do Pacífico e das Filipinas, os tremores constantemente formados são de origem do choque destas placas. Um recente incêndio aconteceu nesta quarta feira (16) no reator 4, o acidente ocorreu devido a um super- aquecimento no reator, as explosões liberaram o gás hidrogênio para todo o local. O governo pediu a todas as pessoas que vivem em um perímetro de 30 km ao redor da usina que não saiam de suas casas, não abram as janelas e evitem ligar os aparelhos de ar-condicionado, além de ter declarado uma zona de exclusão aérea em um raio de 30 km. Assim como o reator 4 todos os reatores 1, 2 e 3 também explodiram pelo mesmo motivo. A radiação liberada pelas explosões derivam de raios gamas, alfas e betas que o nitrogênio emite. (raios radioativos que o átomo libera pela formação de novos reagentes).

 
Catástrofe Japonesa

A usina fica a 240 km da capital do Japão, Tóquio, onde há temor de contaminação radioativa e os níveis de radiação ficaram dez vezes acima do normal nesta terça.
No total são seis reatores da usina os reatores 5 e 6 ainda não foram danificados pois estavam desativados.
Mas o que é mais interessante é a proibição de migração e emigração da população japonesa, se alguém localizado perto ou próximo do vazamento nuclear a radiação envolvida na pessoa pode contaminar outras que estavam menos contaminadas.
São situações como essas que levam ao homem a se tornar um ser humano melhor e discutir sobre determinados assuntos tomando uma decisão mais sábia, será possível em que teremos que passar por muitas catástrofes para percebemos o quanto destruímos a nossa casa, o nosso planeta, para reavaliar e modificar certas atitudes?



Colaboração das alunas do 2° Ensino Médio: Bruna de Carvalho e Isabella Vieira Pandolfi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário