segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Química dos oceanos está mudando



WASHINGTON – A química do oceano está mudando mais rápido do que o fez nos últimos milhares de anos por causa do dióxido de carbono absorvido da atmosfera, disse em estudo o Conselho Nacional de Pesquisa, dos EUA. 

Dióxido de carbono e outros gases industriais são uma preocupação há alguns anos por causa de seu impacto no ar e aumento das temperaturas globais em um processo chamado de efeito estufa.

Um fator que amenizava esse aquecimento era a quantidade de CO2 absorvida pelos oceanos – mas isso também se tornou um problema para os cientistas porque os produtos químicos tornam a água mais ácida, o que afeta a vida marinha. 

Desde o início da Revolução Industrial, no século 18, o pH do oceano declinou de 8,2 para 8,1 e uma queda de 0,2 a 0,3 unidades está prevista até o fim do século, de acordo com o Research Council, um braço da Academia Nacional de Ciências.

As taxas atuais de mudanças “ultrapassam qualquer mudança na química dos oceanos por pelo menos 800 mil anos”, diz o relatório. 

O pH é uma medida de todas as coisas alcalinas ou ácidas. Um pH 7 é neutro, e quanto maior o número, mais alcalino; quanto menor, mais ácido. 

Para saber mais:
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/quimica-dos-oceanos-esta-mudando-24042010-1.shl

Colaboradores: Rafael Cesar Amaro e Raphael Russo Araujo Cazario, 1º. Ensino Médio.

2 comentários:

  1. Segundo o artigo, o meio aquático está sofrendo tantas modificações com o aumento da taxa de dióxido de carbono dissolvido, que há uma alteração significativa da acidez do ambiente, afetando grandemente a vida marinha.

    Profª. Eliane Haddad.

    ResponderExcluir
  2. Nos últimos anos a química aquática esta mudando. Pelo aumento de co2 na atmosfera, causador do efeito estufa, os mares e os rios seriam "alívios" do efeito estufa, pois amenizam o co2, mas com o aumento drástico de co2 produzido atualmente, esta mudando as propriedades da química aquática causando morte de peixes e mudança no ecossistema aquático.


    Rafael Cesar e Raphael Cezário

    ResponderExcluir