domingo, 13 de outubro de 2013

Água em pó - possível resolução para a seca



A ONU afirma que a maior parte da água é utilizada na irrigação, por esse motivo diversos pesquisadores passaram a tentar encontrar uma forma de fazer com que essa água seja mais bem aproveitada, rendendo mais. Em agosto de 2013, muitas pessoas se empolgaram com a possibilidade de um novo produto com o potencial de superar o desafio de se cultivar em regiões áridas.

O produto é denominado de “Chuva Sólida” e é capaz de absorver enormes quantidades de água liberando-a aos poucos, podendo fazer com que as plantas sobrevivam em meio a uma seca. Um litro de água consegue ser absorvido por apenas dez gramas do material, que é um polímero (composto químico de elevada massa molecular, resultante de reações químicas) absorvente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Em 1970, o USDA desenvolveu um produto absorvente feito de um tipo de goma, que foi utilizado principalmente na fabricação de fraldas. Sérgio Jesus Rico Velasco, engenheiro químico mexicano, viu no produto um grande potencial que ia além de fraldas. Então, ele desenvolveu e patenteou uma versão diferente da fórmula, a qual poderia ser misturada com o solo para reter a água. Sérgio vem vendendo o produto no México há cerca de dez anos e o governo mexicano testou e concluiu que a colheita poderia ser ampliada em 300% quando misturado ao solo.

Estudo

O produto conhecido como “Água em pó” ou “Chuva sólida” consiste em 95% água, mesmo assim é um pó seco. Casa partícula do pó contém uma gotícula de água rodeada por sílica modificada (substância que compõe a areia da praia). Essa cobertura de sílica previne que as gotículas de água se combinem e formem um líquido, resultando em um pó fino que absorve gases que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.

Segundo o cientista britânico Andrew Cooper, a concentração de água em cada grão do pó é equivalente a de uma melancia, podendo armazenar gases, como o dióxido de carbono (CO2). Em pesquisas de laboratório, Cooper também descobriu que o material poderia acelerar a produção de matéria-prima utilizada na fabricação de remédios, alimentos e outros bens de consumo. A água em pó também possui outros usos, como fornecer uma maneira mais segura de transportar e armazenar produtos químicos perigosos.

Opinião de especialistas

A água sólida funciona encapsulando a água o que pode durar entre oito e dez anos no solo, isso dependendo da qualidade da água, por exemplo, se ela for pura o tempo é maior. Segundo Edwin González, o vice-presidente da empresa “Chuva Sólida”, a água em pó é natural e não prejudica o solo, mesmo após anos de uso. Ele afirma que o produto não é tóxico e, ao se desintegrar, o pó se torna parte das plantas.

Linda Chalker-Scott, professora da Universidade do Estado de Washington, afirma que esse produto não é novidade e que não há evidências de que esse produto armazene a água por mais de um ano. Segundo ela, outro problema prático é que a água em pó pode gerar problemas, pois à medida que seca o produto vai sugando a água ao redor, desviando assim a água da raiz das plantas.

Por outro lado, Gonzáles possui uma opinião diferente. Ele diz que os outros concorrentes não duram de três a quatro anos, os únicos que duram tanto usam o sódio em suas fórmulas, mas não absorvem tanto. Gonzáles afirma que recebeu pedido de água sólida de locais áridos, como a índia e a Austrália e também do Reino Unido, local aonde a seca não chega a ser um problema.


Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/08/1328763-agua-em-po-pode-tornar-a-seca-um-problema-do-passado.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero
http://gizmodo.uol.com.br/sim-existe-agua-em-po/
http://www.domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=667408
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2013/08/19/agua-em-po-pode-tornar-a-seca-um-problema-do-passado.htm

Resumo da aluna:
Vanessa dos Santos de Souza - 2ª série - Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário