domingo, 12 de agosto de 2012

Escova progressiva com formol

 O formol é uma solução a 37% (p/v), é uma mistura líquida clara com várias aplicações. Por ser uma substância muito irritante vale lembrar que tem seu uso indicado apenas em produtos que não entrem em contato direto com a pele. É empregado na assepsia de material cirúrgico em geral e para preservar cadáveres por ter ação bactericida e antisséptica.
Em 2009 a ANVISA proibiu a venda de formol puro no país todo. Mesmo assim, ele continuou sendo usado agora com outros nomes: escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol está relacionado ao aparecimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traqueia. Também pode atacar o fígado. O câncer pode levar anos para aparecer.
O formol, penetra pela área ferida e cai diretamente na corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo. Durante a aplicação nos cabelos, ele evapora e pode ser inalado por todos que estão no ambiente. A substância provoca irritação do nariz e da garganta. A pessoa pode ter uma laringite aguda e ficar sufocada.

Lesões causadas pela exposição ao formol. Algumas poucas aplicações seguidas podem ser suficientes para causar danos irreparáveis aos cabelos e até mesmo à saúde.
http://grandhablog.wordpress.com/conheca-o-projeto-grandha-contra-o-formol/

Em casos extremos, o formol pode levar ao colapso da circulação. Isso acontece quando há uma dilatação geral do organismo. O coração é afetado e há uma queda de pressão. A pessoa pode entrar em choque e morrer.
Concluímos após o trabalho realizado que o formol é uma substância extremamente prejudicial à saúde. E mesmo sendo um produto proibido pela ANVISA, ainda é utilizado nos cabeleireiros. Além de ser cancerígeno, causa irritação na pele. Logo então, não existe progressiva sem uso de formol.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1678073-15605,00-FORMOL+E+USADO+ILEGALMENTE+EM+SALOES+DE+BELEZA+PARA+ALISAR+OS+CABELOS.html
Alunas: Letícia F. D’ Amaral e Victoria Alves de Santana – 1.º Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário