segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Química Orgânica e sua importância para a humanidade

O que é mais importante na Química para nossa sobrevivência?
Seria a radioatividade na cura do câncer? Como desvendar um crime? Ou seria no desenvolvimento de novas tecnologias?
Nenhuma delas é tão importante quanto a Química Orgânica, pois é a que mais ajuda no desenvolvimento do ser humano.
Por mais que a cura de uma doença muito grave ou encontrar um criminoso ou desenvolver novas tecnologias pareça ser solução de vários problemas, a melhor explicação para ajudar na nossa sobrevivência é com a Química Orgânica.
A Química Orgânica está inserida em nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos. Seu objetivo principal é o estudo dos compostos que possuem carbono, as moléculas consideradas orgânicas, entre elas aquelas derivadas de plantas ou animais.
A vida é composta por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina, por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como: combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
Uma molécula orgânica complexa pode se quebrar, pois seus átomos adquirirem novas disposições, por um grande número de processos. Há também outros métodos para adicionarem a essa molécula mais átomos ou substituir seus átomos por outros átomos. A Química Orgânica resume-se em identificar essas reações, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos. 
A Química Orgânica é também um estudo fundamental para a Biologia. A Bioquímica estuda as moléculas e suas reações químicas, nos fundamentos da vida. No processo biológico analisado pela Química Orgânica, excluindo a água, os organismos vivos são formados principalmente pelos compostos orgânicos e as moléculas da Biologia Molecular são consideradas moléculas orgânicas.
Existem somente duas grandes fontes de compostos orgânicos simples: carvão e petróleo. Através deles é possível preparar moléculas maiores e mais complexas.
As substâncias orgânicas já existiam na pré-história. Um composto orgânico que prova esta afirmação é o álcool etílico, o qual surgiu da primeira fermentação do suco de uva, tal reação deu origem ao vinho. Mas o que torna este elemento essencial na formação dos compostos orgânicos? É válido ressaltar que o carbono está presente na porcentagem de 60 % em massa do organismo humano, como também em todos os seres vivos.
A Química Orgânica ajuda na compreensão de como funcionam os órgãos internos e como reagem quando entram em contato com certas substâncias, ajuda na descoberta de medicamentos que combatem doenças, na utilização de fertilizantes, polímeros (plásticos), entre outros, sendo algumas de suas áreas de atuação a Biomedicina, Farmácia, Bioquímica e Biologia, entre outros.
A maioria dos compostos orgânicos pode ser sintetizada, por vezes, a partir de substâncias inorgânicas, tais como carbonetos e cianetos.
Foi através da Química Orgânica que foi possível determinar as estruturas das substâncias, pois uma vez conhecida a estrutura de um composto era possível sua produção por meio de reações químicas.
É através da Química Orgânica que é possível entender como é possível ocorrer o fenômeno da Isomeria, caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes que compõem a mesma fórmula molecular e como identificar essa propriedade.
A necessidade de proteger o ambiente nos leva ao estudo dos Polímeros: um tipo de material que revolucionou a indústria de plásticos e constitui uma ameaça ambiental. É através da Química Orgânica que é possível ver de que são formados os Polímeros e porque são poluentes.
Hidrocarbonetos, que são todos os compostos constituídos unicamente por carbono e hidrogênio (C, H), e ganham uma seção particular dedicada ao estudo dos alcanos, alcenos e alcinos.
Foi a Química Orgânica que ajudou e influenciou no avanço e na evolução do homem na história da humanidade.

Para saber mais:

Trabalho realizado pelos alunos:
Anderson de Souza Marinho e Isadora Chiliani Oliveira – 2º Ensino Médio








Nenhum comentário:

Postar um comentário